Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Barroso reúne-se com centrais e defende sindicatos fortes e com fonte de custeio

Encontro ocorreu em SP em meio a pressões que STF vem sofrendo do Congresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, reuniu-se nesta sexta-feira (6) em São Paulo com os presidentes das centrais sindicais CUT, Sérgio Nobre, Força Sindical, Miguel Torres, e UGT, Ricardo Patah.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, em evento sobre os 35 anos da Constituição - Pedro Ladeira/Folhapress

O encontro, que durou cerca de 1h30 e ocorreu em uma sala para autoridades do aeroporto de Congonhas, foi proposto pelo próprio ministro. Barroso busca se aproximar da sociedade civil neste início de gestão à frente da corte, e em um momento em que o STF sofre múltiplas pressões vindas do Congresso.

Na conversa, Barroso disse que ter um sindicalismo forte no Brasil significa ter democracia forte. reconheceu que entidades de trabalhadores se modernizaram nos últimos anos e pediu que esse processo continue. Acrescentou que não acha saudável, por exemplo, quando dirigentes sindicais se eternizam em seus cargos.

O ministro admitiu também que os sindicatos devem ter uma forma de se financiar, mas não sugeriu qual seria. Garantiu ainda que em sua gestão à frente do Supremo os representantes dos trabalhadores serão sempre ouvidos.

Já os três líderes sindicais, cujas entidades representam mais de 40 milhões de trabalhadores, defenderam a ação que corre no STF de revisão da correção do FGTS. Barroso não se manifestou neste momento.

Também elogiaram a decisão recente da corte que considerou legal a contribuição assistencial e se disseram preocupados com sua possível reversão pelo Congresso.

Barroso disse ainda ver com bons olhos um acordo entre empresas e trabalhadores de aplicativos, por favorecer o princípio do negociado sobre o legislado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.