Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Confederação Israelita diz que fala de petista é antissemita

Gleide Andrade, conselheira de Itaipu, afirmou que Israel não merece ser um Estado; ela acrescenta que se manifestou em defesa da vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) afirma, em nota, que a manifestação a respeito de Israel de Gleide Andrade, secretária nacional de Planejamento e Finanças do PT e conselheira de Itaipu, é antissemita e não deve ter lugar no Brasil.

A confederação critica as mensagens publicadas pela petista em redes sociais nas quais ela afirma que Israel é "assassino", "não merece ser um Estado" e é uma "vergonha para a humanidade".

A Conib diz que "não se pode tolerar esse tipo de discurso, ainda mais vindo de pessoa em tão alta posição oficial".

Gleide Andrade, tesoureira do PT e conselheira de Itaipu
Gleide Andrade, tesoureira do PT e conselheira de Itaipu - Flügel-12.ago.2022/pt.org.br

"Causa espanto também não haver em sua fala menção alguma ao pior ataque contra os judeus desde o Holocausto, executado pelo grupo terrorista Hamas, que resultou na morte de 1.400 pessoas, estupros em massa de mulheres indefesas, morte de dezenas de crianças e bebês, e o sequestro de mais de 200 pessoas, de mais de 20 nacionalidades", conclui a nota.

Na semana passada, o presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Hélio Doyle, foi demitido após compartilhar em redes sociais publicações críticas a apoiadores de Israel.

Após esse episódio, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, disse à Folha que a gestão Lula não aceita achincalhamento sobre a guerra por parte de servidores

Gleide disse ao Painel que sua mensagem foi em defesa da vida.

"Eu defendo vidas, vidas de crianças e mulheres e civis. Não sei o que você sente quando vê aquelas crianças sendo bombardeadas, mas eu sou mãe, sou cristã e sou uma defensora incansável do direito à vida", declarou. "No meu propósito cristão sempre defenderei a paz, o amor e o respeito à dignidade humana. Não há justificativa para matar crianças de nenhum dos lados", disse.

Mensagem publicada em redes sociais por Gleide Andrade
Mensagem publicada em redes sociais por Gleide Andrade - Reprodução/X

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.