Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2024

Boulos entra com ação no MP contra Nunes por causa de enchentes

Pré-candidato do PSOL à Prefeitura de SP cobra atual gestor por obras sem licitação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo no ano que vem, entrou com representação no Ministério Público contra o atual ocupante do cargo, Ricardo Nunes (MDB), para que instaure investigação sobre o uso de verbas para o combate às enchentes na cidade.

Carros parados na enchente da rua José Tavares Miranda, na Lapa, em março deste ano - Reprodução/Redes sociais

A peça se baseia em parte em informação publicada pelo Painel, que mostrou que 93 das 101 obras de drenagem que a prefeitura realizou em 2022 foram com dispensa de licitação.

" Apesar da magnitude do investimento empenhado em contratos emergenciais, sem licitação, sem prévio planejamento e por valores até três vezes mais caros em comparação com obras similares onde foi realizada a licitação, o fato é que o retorno no combate às enchentes tem sido pouco ou nada efetivo, como demonstrado pelas recentes cenas que se repetiram no último domingo, dia 8 de outubro de 2023", diz a representação de Boulos, que é acompanhada por diversas fotos de alagamento em pontos da cidade.

O psolista pede ainda que o MP determine à prefeitura que apresente um plano de auxílio para as pessoas atingidas e esclareça quais são os planos para combate às enchentes e alagamentos de curto, médio e longo prazo.

Combate e prevenção às enchentes devem ser temas centrais na eleição municipal, que está polarizada no momento entre Nunes e Boulos.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana afirma que a prefeitura realizou diversas ações contra as cheias, como: canalização dos córregos Aricanduva, Paciência, Tremembé, Dois Irmãos e Zavuvus, três piscinões na bacia do Córrego Tremembé, cinco piscinões na bacia do Aricanduva e mais um na bacia do Córrego Paciência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.