Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Instituto Vladimir Herzog busca apoio de Lula para criar Dia da Democracia

Entidade pediu audiência com presidente para que a data seja 25 de outubro, quando jornalista foi assassinado pela ditadura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogerio Sottili, requisitou audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para 25 de outubro, dia do assassinato do jornalista que dá nome à entidade pela ditadura, em 1975.

0
Rogério Sottili, diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog - Zanone Fraissat/Folhapress

Sottili vai pedir apoio de Lula para que seja aprovada lei oficializando a data como Dia da Democracia. Até a segunda-feira (9), não tinha havido resposta da Presidência, até porque Lula ainda está afastado das funções públicas após uma cirurgia.

"O 25 de outubro é uma data que já está no imaginário de muitas entidades, mas seria importante o Estado brasileiro oficialmente reconhecê-la como Dia da Democracia", afirma Sottili.

O instituto está promovendo um abaixo-assinado que tem cerca de 4.000 adesões de personalidades, como o cantor Chico Buarque, a escritora Conceição Evaristo e o fotógrafo Sebastião Salgado. Também se manifestaram favoravelmente entidades como ABI (Associação Brasileira de Imprensa), MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e CUT (Central Única dos Trabalhadores).

A ideia é que um senador apresente o projeto para criar a data. "Para que seja aprovado, seria fundamental o apoio político do presidente Lula", afirma o diretor do instituto.

O movimento ocorre em um momento em que o Executivo busca administrar de forma cautelosa a relação com as Forças Armadas. A recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos, por exemplo, vem sendo protelada para não aumentar a tensão com os militares.

Sottili avalia que não há motivo para a criação do Dia da Democracia alimentar o estresse. "Acredito que o presidente Lula vai entender que é uma situação muito tranquila. É um movimento importante para cumprir uma determinação da OEA [Organização dos Estados Americanos] de que o Brasil investigue a morte de Herzog e reconheça seu papel no assassinato dele", afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.