Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PL disputará presidência da Câmara e nomeia deputado para coordenar escolha de candidato

Luiz Philippe de Orléans e Bragança comandará processo interno de definição do nome; Valdemar diz apostar em divisão no campo ligado ao governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PL pretende ter candidato à presidência da Câmara dos Deputados, na eleição marcada para fevereiro de 2025.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto - Evaristo Sá/AFP

O partido designou o deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança (SP) para coordenar o processo interno de escolha do candidato da bancada que disputará a sucessão a Arthur Lira (PP-AL). A ideia é ter um nome definido até o final deste ano.

"Esta é uma eleição que vai ser decidida no segundo turno. Acredito que um candidato da direita tem chance de ganhar, especialmente num cenário de divisão do campo mais ligado ao governo", diz o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

No campo governista, já se apresentam como candidatos à sucessão de Lira o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e o líder do PSD, Antonio Brito (BA).

"É muito difícil que algum retire a candidatura. E aí pode ter um desentendimento entre eles que impossibilite uma composição no segundo turno", diz Valdemar.

O presidente do PL afirma que a bancada tem diversos nomes que podem pleitear disputar a chefia da Câmara. Ele cita o líder do partido, Altineu Côrtes (RJ), e o próprio Orléans e Bragança.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.