Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Enel também é alvo de críticas por apagões em Angra dos Reis

Prefeitura relata 54 episódios apenas em 2023 e acionará Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não é só em São Paulo que a Enel vem sofrendo críticas. Problemas causados por quedas de energia em Angra dos Reis (RJ) já causaram 54 apagões só neste ano, segundo a prefeitura.

A administração municipal de Fernando Jordão (PL) promete ser mais uma a acionar a Justiça contra a empresa.

Vista de Angra dos Reis
Vista de Angra dos Reis - Instituto AfrOrigens/Divulgação

A gestão da cidade afirma que a média de cinco apagões por mês tem prejudicado moradores e turistas. Muitos atingem a Ilha Grande, um dos principais destinos de visitantes do município.

Segundo a administração, os blecautes obrigam as 11 usinas elevatórias e estações de tratamento de esgoto espalhadas pelas praias do Abraão, Araçatiba e Provetá a usarem óleo diesel para funcionar.

A Enel Distribuição Rio afirma que investiu R$ 115 milhões em Angra "com foco na melhoria da qualidade do fornecimento de energia", ao longo dos últimos cinco anos.

Segundo a empresa, isso inclui obras estruturais, novos alimentadores da capacidade da rede, troca de redes de distribuição por cabos mais modernos e equipamentos operados de forma remota pelo centro de operações. Também houve investimentos focados em Ilha Grande.

"Nos últimos dois anos, foram realizadas intervenções em mais de 4 mil pontos da rede e mais de 180 mil podas em proximidade com a rede elétrica em toda Costa Verde, para melhoria da qualidade do fornecimento", diz a empresa

Na nota, a Enel também afirmou que houve melhora nos indicadores. No caso de Angra, houve redução de 51% na duração média de interrupção e de 66% na frequência média da interrupção. Já em Ilha Grande, a queda foi de 78% para o primeiro indicador e de 42%, para o segundo.

A empresa também afirmou que mantém grupo de trabalho com representantes da prefeitura.

Na capital paulista, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) também anunciou que entraria com ação contra a empresa devido a apagões que deixaram a população dias sem luz.

Além disso, ela é alvo de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e Câmara Municipal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.