Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus Sabesp

Justiça de SP rejeita liminares da oposição contra privatização da Sabesp

Venda da estatal está sendo discutida pelos deputados na Assembleia Legislativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Justiça de São Paulo rejeitou nesta sexta-feira (10) dois pedidos de liminares de deputados de oposição contra o projeto de lei de privatização da Sabesp do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP). As decisões foram do desembargador Matheus Fontes, relator do processo no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Os pedidos foram apresentados pelos deputados Jorge do Carmo (PT) e Guilherme Cortez (PSOL). O petista pedia a retirada do regime de urgência da tramitação do projeto, e o psolista argumentava que a tramitação da desestatização sob a forma de projeto de lei é inconstitucional, pois deveria ser por meio de uma proposta de emenda constitucional, e pedia a inclusão das comissões de administração pública e do meio ambiente na discussão do texto na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Estação de tratamento de água da Sabesp no bairro Santo Amaro, em São Paulo
Estação de tratamento de água da Sabesp no bairro Santo Amaro, em São Paulo - Gabriel Cabral-26.jul.19/Folhapress

Em ambos os casos, o desembargador avaliou que as questões regimentais da Alesp não devem sofrer interferência judicial. Em relação à suposta inconstitucionalidade da tramitação sob a forma de projeto de lei, o magistrado afirmou que é tema que pode ser avaliado posteriormente pela Justiça, após possível aprovação e sanção do projeto.

O projeto de lei está sendo discutido no congresso de comissões da Alesp desde terça-feira (7), uma manobra para acelerar sua tramitação, como mostrou o Painel. A audiência pública sobre o tema está marcada para quinta-feira (16).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.