Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Assembleia Legislativa

Governo Tarcísio admite que emenda que flexibiliza gasto com educação pode ficar para 2024

Secretários querem aprovação ainda neste ano, mas calendário é apertado e Lei Orçamentária não conta com a mudança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Integrantes do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) já admitem a possibilidade de que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que reduz o gasto mínimo com educação possa ser votada pela Assembleia Legislativa de São Paulo só no ano que vem.

A privatização da Sabesp deve ser votada em dezembro, e a Lei Orçamentária Anual também precisa ser aprovada até o fim do ano.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao tomar posse na Assembleia Legislativa - Zanone Fraissat - 1º.jan.23/Folhapress

Secretários querem que os deputados encaixem no calendário apertado as votações da PEC e da reforma administrativa, mas os dois temas enfrentam forte oposição.

Na opinião de interlocutores de Tarcísio, a aprovação da venda da Sabesp, que precisa de 48 votos, é mais garantida que a da PEC, que precisa de 57 votos dos 94.

A Constituição estadual prevê um gasto com educação de 30% da receita corrente líquida, mas Tarcísio quer reduzir essa obrigatoriedade para 25%, como define a Constituição federal, e ter a possibilidade de aplicar os 5% excedentes em saúde ou educação, a depender da demanda.

Um estudo da liderança do PT a cargo do deputado Paulo Fiorilo mostra que o governo não conta com a aprovação da PEC no Orçamento de 2024, que ainda prevê o gasto de educação acima de 30%.

Esse percentual, no entanto, só é alcançado se o pagamento de servidores aposentados entrar na conta —manobra usada também pelos governos tucanos e que tem rendido cobranças do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.