Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Meme está derrotando a política, diz responsável por campanha de Lula

Em curso de comunicação para militantes do PT, publicitário Sidônio Palmeira alerta para fake news

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Responsável pelo marketing da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, o publicitário Sidônio Palmeira disse em curso online para militantes promovido pelo PT que "o meme está derrotando a política".

O publicitário Sidônio Palmeira, durante aula para curso do PT
O publicitário Sidônio Palmeira, durante aula para curso do PT - Reprodução

"A fake news pode acabar com o mundo democrático se a gente não tomar um posicionamento firme e claro. Isso tem infestado a mente das pessoas. A gente vive muitas vezes num mundo paralelo", afirmou na aula inaugural de um curso de comunicação política promovido pela Secretaria de Comunicação do partido e pela Fundação Perseu Abramo, ligada à legenda.

Na conversa de 1h20min, ocorrida em 31 de outubro, Sidônio dá como exemplo a imagem o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na tribuna da Câmara com uma peruca em março deste ano, fingindo ser uma pessoa trans.

"No Dia Internacional das Mulheres, o que mais se destacou foi um meme, um deputado botando uma peruca", afirmou o publicitário.

Outro exemplo de meme nocivo, segundo ele, é a motosserra que virou símbolo da campanha do direitista Javier Milei na Argentina.

O curso, com duração de quatro meses, se destina a profissionais de comunicação petistas, especialmente os que devem participar de campanhas eleitorais no ano que vem.

Sidônio alertou os participantes que fazer uma campanha baseada em verdades e fatos é mais difícil do que uma que se utiliza de falsidades.

Segundo ele, a ultradireita cresce em diversos países impulsionada pelas fake news. Na aula, ele fez um resumo da campanha de Lula no ano passado, mostrando diversas peças que produziu. Afirmou que houve uma "disputa de narrativas" com a candidatura de Jair Bolsonaro (PL).

"Era a gente puxando para o tema principal, a economia, e o adversário [Bolsonaro] puxando para o tema de costumes", afirmou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.