Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Instituto Alana critica permissão para publicidade infantil em texto no Senado

Relator incluiu crianças em dispositivo que trata de propaganda; prática é considerada abusiva pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Instituto Alana, de defesa do direito de crianças e adolescentes, manifestou preocupação com alterações propostas no Senado a um projeto de lei que trata de proteção desses menores em ambientes digitais, como redes sociais.

Plenário do Senado: instituto critica flexibilização em publicidade infantil
Plenário do Senado: instituto critica flexibilização em publicidade infantil - Pedro Ladeira/Folhapress

O relator do texto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senador Jorge Kajuru (PSB-GO), sugeriu alterações ao projeto do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) que abrem margem para publicidade infantil, prática considerada abusiva por resolução do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Em uma das mudanças, ele suprimiu um artigo que coibia direcionamento de publicidade infantil e comunicação mercadológica. Kajuru também incluiu "crianças" em dispositivo que regulamentava apenas a publicidade a adolescentes.

Na avaliação do instituto, o senador está flexibilizando a possibilidade de se direcionar publicidade para crianças. "Esse aqui é o risco agora que está mais iminente e que seria uma tragédia do ponto de vista de conquistas de garantia de direitos de crianças no Brasil", afirma Maria Mello, coordenadora do Criança e Consumo do instituto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.