Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Vereador convoca padre Julio para esclarecimentos na Câmara de SP

Crítico do pároco, Rubinho Nunes (União) quer que ele explique atuação no centro da capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Centro, o vereador Rubinho Nunes (União) conseguiu aprovar nesta quinta-feira (30) um requerimento para convocar o padre Julio Lancellotti para prestar esclarecimentos a respeito de seu trabalho na região da cracolândia.

O pároco é conhecido por atuar junto a pessoas em situação de rua e dependentes químicos. Nunes é crítico do padre e diz que sua atuação estaria ajudando a manter o centro em situação crítica.

Rubinho Nunes (União), vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Centro
Rubinho Nunes (União), vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Centro - Bruno Wilker-8.fev.2023/Divulgação

Diferentemente de um convite, a convocação pode gerar punição caso não seja cumprida, como, por exemplo, uma futura condução coercitiva. O vereador marcou o depoimento do religioso para 14 de dezembro.

Lancellotti diz ao Painel que o vereador não pode convocá-lo, pois seria um instrumento exclusivo de CPIs. Nunes diverge e afirma que as frentes têm como base o regimento das CPIs e, por isso, há possibilidade de convocação, sim.

O vereador afirma que o padre "lucra com a miséria" e estaria incentivando a cracolândia. Lancellotti, por sua vez, diz que eles não têm provas para sustentar essas afirmações.

"Eles ficam personalizando e criminalizando para fugir do debate da questão. Eles têm que convocar o prefeito [Ricardo Nunes (MDB)], a Secretaria de Assistência Social. Quem tem o dinheiro público", afirma o padre.

Padre Julio Lancellotti durante entrevista à Folha
Padre Julio Lancellotti durante entrevista à Folha - Marlene Bergamo-18.out.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.