Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Gestão Nunes demite servidores que trabalhavam com Marta na Prefeitura de SP

Exonerações teriam acontecido em minutos e sem conversas com superiores; prefeitura diz que equipe será reorganizada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A gestão Ricardo Nunes (MDB) tem demitido funcionários da Secretaria de Relações Internacionais que trabalhavam com Marta Suplicy, que deixou a gestão para se filiar novamente ao PT e ser vice de Guilherme Boulos (PSOL) na eleição municipal.

Ainda que a mudança possa ser vista como natural diante da troca de chefe da pasta (que será assumida por Aldo Rebelo), a maneira como as dispensas têm sido encaminhadas gerou suspeita de retaliação.

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, durante entrevista à Folha
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, durante entrevista à Folha - Marlene Bergamo-15.set.2023/Folhapress

Os funcionários foram avisados de que deveriam recolher seus pertences e deixar o prédio em alguns minutos, sem qualquer conversa com superiores hierárquicos ou mesmo apresentação de justificativa para a dispensa. Segundo relatos, uma servidora foi alertada de que a Guarda Civil Metropolitana seria chamada caso ela não saísse rapidamente. Até o momento, já foram ao menos seis demissões.

Os funcionários tinham graus de relacionamento variados com Marta, alguns mais próximos e outros distantes.

Em nota, a prefeitura afirma que os servidores ocupavam cargo de confiança e que a troca de titularidade na pasta demanda a disponibilidade de vagas para reorganização da equipe, "que, naturalmente, deve ser do novo titular".

A saída de Marta da gestão municipal foi marcada por tensão. Nunes incomodou-se de não ter sido avisado pela então secretária de que ela estava negociando com o presidente Lula (PT) a possibilidade de ser vice de Boulos.

Após reunião, Nunes e Marta anunciaram que ela estava deixando o governo em comum acordo em 9 de janeiro. Dias depois, no entanto, a exoneração no Diário Oficial não utilizou a expressão "a pedido", praxe nos casos de saída amigável entre as partes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.