Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Equador América Latina

Grupo que reúne petistas apoia ação linha-dura do Equador contra crime

Grupo de Puebla tem entre seus integrantes Fernando Haddad, Dilma Rousseff e Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Grupo de Puebla, que reúne líderes latino-americanos de esquerda, deu respaldo às medidas linha-dura anunciadas pelo presidente direitista do Equador, Daniel Noboa, contra a onda de violência no país.

"Acompanhamos o chamado ao governo do presidente Noboa e demais atores da institucionalidade para que não economizem medidas para proteger os equatorianos nestes difíceis momentos", diz comunicado do grupo.

Membros das Forças Armadas patrulham ruas no centro de Quito nesta quarta (10), após presidente Daniel Noboa reconhecer "conflito armado interno" no Equador - Stringer - 10.jan.23/AFP

Entre os brasileiros que fazem parte da entidade estão o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o assessor internacional da Presidência, Celso Amorim, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ex-presidente Dilma Rousseff e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os equatorianos, a principal figura é o ex-presidente Rafael Correa, que, apesar de adversário de Noboa, deu apoio às medidas.

"O Equador necessita que se consolide a unidade nacional e regional em sua luta contra o crime organizado. Todo nosso apoio e solidariedade ao povo equatoriano", diz o comunicado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.