Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula definirá comando da COP30, com Marina e Haddad como favoritos

Definição é importante por sinalizar direção que o Brasil quer imprimir ao evento; divisão entre ministros é possibilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve definir ainda neste ano quem presidirá a COP 30, que ocorrerá em 2025 em Belém (PA).

O presidente Lula durante participação na COP 28, em Dubai - Thaier Al Sudani/Reuters

A decisão é importante para sinalizar as prioridades que o Brasil pretende defender na conferência, já que o presidente tem grande importância para ditar o ritmo dos trabalhos.

Dois nomes surgem como possibilidades mais fortes: os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, responsável pela agenda da economia verde, e Marina Silva, do Meio Ambiente, que agradaria mais aos ambientalistas.

Uma possibilidade é os dois dividirem o posto, sinalizando que o governo vê as agendas econômica e de preservação como indissociáveis.

Na recente COP 28, realizada em Dubai, a escolha do presidente gerou polêmica. A escolha recaiu sobre Sultan Al-Jaber, que é também o presidente da empresa petrolífera local e chegou a questionar o consenso científico sobre o aquecimento global.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.