Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Pacheco quer construir com Haddad até sexta solução para MP da reoneração

Presidente do Senado tenta saída negociada para evitar escalada de confronto entre Congresso e governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quer construir até esta sexta-feira (12) com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) uma solução para a medida provisória que reonera 17 setores da economia.

A decisão da equipe econômica de encaminhar a MP foi encarada por líderes partidários como afronta após a derrubada do veto do presidente Lula (PT) à desoneração da folha de pagamento.

Presidente Lula (PT) e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante ato em defesa da democracia
Presidente Lula (PT) e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante ato em defesa da democracia - Gabriela Biló /Folhapress

Para evitar uma ruptura, o presidente do Senado vai conversar com Haddad nesta semana e tentar costurar uma saída política até sexta. A intenção é estudar alternativas fiscais e esgotar as possibilidades antes de adotar uma decisão drástica como a devolução da MP, o que aumentaria o desgaste entre Congresso e governo.

Diante da pressão de líderes da oposição, no entanto, o senador avalia que o assunto precisará ser deliberado o quanto antes.

No final de dezembro, poucos dias após a derrubada do veto à desoneração pelo Congresso, Haddad anunciou a reoneração gradual da folha de pagamento por atividade, revogando a lei promulgada por Pacheco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.