Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Relatório do Sleeping Giants mostra desinformação sobre democracia em sites

Estudo foi feito com 16 sites para marcar aniversário dos atos de 8 de janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Levantamento feito pelo Sleeping Giants Brasil em 16 sites de direita mostra que 53,25% do conteúdo publicado entre janeiro de 2020 e outubro de 2022 continha desinformação sobre democracia e Estado de Direito.

0
Ataque golpista à praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro do ano passado - Pedro Ladeira/Folhapress

Entre os sites analisados estão Folha Política, Jornal da Cidade Online, Crítica Nacional. Brasil Paralelo, Gazeta do Povo e Jovem Pan.

O Sleeping Giants, que ficou conhecido por fazer campanhas de desmonetização de perfis que espalham fake news, produziu o relatório para marcar o primeiro aniversário dos ataques golpistas contra a praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro do ano passado.

O levantamento foi batizado de "A festa da Selma: do esquenta ao after", em referência ao codinome escolhido por manifestantes bolsonaristas para o protesto que acabou em invasão de prédios públicos. Foram analisados 131 artigos dos 16 sites.

O relatório também fez uma análise de perfis bolsonaristas envolvidos nos atos golpistas, a partir de denúncias recebidas pelo WhatsApp.

Cerca de 60,7% das contas analisadas foram designadas como de articuladores, ou seja, pessoas que organizavam doações para deslocamento, comida, água e outros mantimentos.

Outros 19,6% eram de financiadores e 14,3%, figuras públicas, responsáveis pela divulgação do atos e incentivo às manifestações golpistas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.