Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Lula errou feio com evangélicos em frase sobre Holocausto, diz deputado aliado

Cezinha de Madureira, expoente do segmento, afirma que presidente atrapalhou seu próprio governo e que deveria pedir desculpas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos principais interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) junto ao segmento evangélico, o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP) diz que ele "errou feio" ao comparar a ação militar de Israel em Gaza ao Holocausto.

O deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP) - Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Líder da Assembleia de Deus Madureira, uma das maiores igrejas evangélicas do país, o parlamentar avalia que Lula deveria pedir desculpas.

E acrescenta que a declaração dada pelo petista durante viagem à Etiópia no domingo (18) atrapalha o próprio governo, que depende dos votos da bancada evangélica no Congresso.

"O presidente não precisava ter dito isso, ter entrado nessa dividida. Ele está errando feio com os evangélicos. É muito triste", afirma Cezinha.

De uma forma geral, os evangélicos são defensores de Israel, pela crença de que lá será o local escolhido por Jesus para retornar ao planeta.

A maioria do segmento tende a apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é defensor incondicional do Estado judeu.

Cezinha, membro de um partido da base do governo, é um dos membros da bancada evangélica parlamentares mais próximos do presidente.

Segundo ele, os evangélicos são uma força ascendente na sociedade brasileira. "Nenhum político vai impedir que em 2030 sejamos a maioria da população", afirma.

O parlamentar diz que Lula deveria estar preocupado em pacificar o Brasil. "Essas declarações indevidas atrapalham a construção de um Brasil melhor, de paz. Atrapalham um ministro como o [Fernando] Haddad, que tem conversado muito conosco, ou ministro como o [Alexandre] Padilha", diz.

Ele cita também o ministro Jorge Messias, da Advocacia Geral da União, que é evangélico. "Veja o esforço que ele [Messias] faz para criar um sentimento de paz", afirmou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.