Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministério das Mulheres quer pesquisar violência política de gênero na América Latina

Pasta faz parceria com Universidade Federal de Santa Catarina para analisar políticas para combate à violência política de gênero, raça e etnia em países da região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério das Mulheres fechou uma parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e vai investir quase R$ 200 mil para analisar as políticas para o enfrentamento à violência política de gênero, raça e etnia em países da América Latina e Caribe.

Foto de 2016 da bancada feminina da Câmara pedindo ao então presidente Eduardo Cunha que não vote projeto que cria a Comissão das Mulheres
Foto de 2016 da bancada feminina da Câmara pedindo ao então presidente Eduardo Cunha que não vote projeto que cria a Comissão das Mulheres - Alan Marques/ Folhapress

A ideia é identificar também os mecanismos legais que ajudam as mulheres a avançar em espaços políticos, favoreçam a paridade de gênero, reserva de cadeiras e coíbam perseguições sofridas por mulheres que ocupam cargos políticos.

A iniciativa vai levantar dados e o georreferenciamento da atuação das mulheres durante as disputas eleitorais. Também pretende fazer o perfil das eleitas nos Congressos e elaborar um relatório parcial descritivo do mapeamento desses dados com interseccionalidade de gênero, raça e etnia.

A partir daí, a intenção é produzir um guia orientador para que as mulheres latino-americanas e caribenhas saibam como agir em relação a essas questões e também produzir políticas públicas que permitam ampliar a atuação das parlamentares nestes países.

"Na arena política, as mulheres enfrentam a violência simplesmente por serem mulheres. A misoginia se expressa através da perseguição, discurso de ódio, ameaças de morte e feminicídios", diz a ministra Cida Gonçalves (Mulheres). "Queremos, com esta pesquisa, identificar esses mecanismos para poder construir políticas efetivas de prevenção e enfrentamento."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.