Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Nunes, Boulos e Tabata resgatam Bruno Covas na disputa pela Prefeitura de SP

Nunes aposta em continuidade, Boulos quer destacar contraste e Tabata incorpora aliados do tucano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O nome de Bruno Covas (PSDB), prefeito de São Paulo entre 2018 e 2021, deverá se tornar referência frequente na disputa eleitoral da capital em outubro.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) pretende destacar que seu mandato é a continuidade de projeto que foi iniciado com o tucano, de quem foi vice-prefeito. O emedebista manteve em secretarias e cargos de segundo escalão diversos aliados de Covas, como Fernando Padula (Educação), Alexandre Modonezi (Subprefeituras) e Gustavo Pires (SPTuris).

Guilherme Boulos (PSOL), por sua vez, quer trabalhar a figura do democrata Bruno Covas, que se opôs a atitudes e discursos autoritários de Jair Bolsonaro (PL), para contrapô-la a Nunes, que pede o apoio do ex-presidente.

Na campanha de 2020, Bruno Covas dizia ter anulado o voto em 2018 por não enxergar em Bolsonaro "nenhum discurso que agregasse valores democráticos". Ele organizou um festival chamado "SP Sem Censura", com produções artísticas censuradas durante a gestão Bolsonaro, e fez oposição à condução do combate à pandemia por parte do governo federal.

Tabata Amaral (PSB) tem incorporado ideias e aliados do tucano. Três secretários do neto de Mario Covas (PSDB) hoje compõem a sua equipe: Orlando Faria, Vivian Satiro e Luiz Álvaro, além de outros antigos membros da gestão psdbista que colaboram informalmente. A deputada aposta em sua afinidade ideológica com o PSDB histórico para convencer o partido a apoiá-la na eleição.

Ex-presidente municipal do PSDB, Faria tem afirmado que Bruno Covas reprovaria a aliança de Nunes com Bolsonaro e que o projeto de Tabata é o que mais se alinha às ideias do ex-prefeito, de quem era um dos aliados mais próximos.

Bruno Covas (PSDB) em entrevista à Folha durante seu período como vice-prefeito da capital na gestão João Doria
Bruno Covas (PSDB) em entrevista à Folha durante seu período como vice-prefeito da capital na gestão João Doria - Jorge Araújo-28.nov.2020/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.