Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Chanceler da Venezuela exalta crítica de líder do MST ao Itamaraty

Stedile escreveu que nota do governo brasileiro sobre eleição no país vizinho 'é uma vergonha'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, compartilhou, recomendou e classificou como importante uma série de mensagens publicadas no X (antigo Twitter) por João Pedro Stedile. Nelas, o líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) rebate o recente posicionamento crítico do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as eleições na Venezuela.

"A nota dos burocratas do Itamaraty é uma vergonha. Imaginem se o governo da Venezuela tivesse criticado o processo eleitoral brasileiro? Tampouco vi comentários deles sobre outros países. O que pensa o Itamaraty sobre as eleições de El Salvador, do Haiti ou dos Estados Unidos? Um sistema viciado que só admite dois candidatos e os eleitos são escolhidos por delegados, não pela maioria do povo. Mas lá é democracia...", escreveu Stedile.

O coordenador nacional do MST também escreveu que os "ditos setores progressistas" do Brasil e da América Latina repetem "frases que o Império aprecia" e dizem que o sistema venezuelano não é democrático "para poderem aparecer na imprensa burguesa".

Na terça-feira (26), o governo Lula mudou de tom e criticou pela primeira vez o bloqueio à candidatura da opositora Corina Yoris, nome escolhido pela principal força de oposição contra o chavismo nas eleições de julho na Venezuela.

Em nota, o Itamaraty disse que "acompanha com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral" no país.

A professora universitária Corina Yoris seria a candidata da coalizão Plataforma Unitária, em substituição a María Corina Machado, que foi inabilitada para exercer cargos públicos por 15 anos pelo regime. María Corina venceu com folga as primárias da oposição no ano passado e era favorita nas pesquisas.

A aliança, porém, denunciou que foi impedida de incluir Yoris na disputa.

Em suas publicações no X, Stedile disse que Maria Corina é de extrema direita e a comparou ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.