Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu forças armadas Governo Lula

Governo orienta ministérios a não fazer atos pelos 60 anos do golpe

Orientação ocorre após declaração de Lula de que não ficaria remoendo o tema e que tocaria o país para frente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

O governo orientou ministérios a não realizar nem críticas nem atos em memória dos 60 anos do golpe de 1964, marca que será alcançada em 31 de março, em meio a um esforço para distensionar as relações com as Forças Armadas e diante da polarização persistente no país.

Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, no dia do golpe, em 31 de março de 1964
Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, no dia do golpe, em 31 de março de 1964 - Divulgacao/Arquivo Nacional

A orientação foi passada pela Presidência da República a ministérios e ocorre dias após o presidente Lula (PT) afirmar que prefere não ficar remoendo as consequência do golpe de 1964 porque isso "faz parte do passado" e quer "tocar o país para frente".

"Eu, sinceramente, vou tratar da forma mais tranquila possível. Eu estou mais preocupado com o golpe de 8 de janeiro de 2023 do que com 64. Eu tinha 17 anos de idade, estava dentro da metalúrgica Independência quando aconteceu o golpe de 64. Isso já faz parte da história. Já causou o sofrimento que causou. O povo já conquistou o direito de democratizar esse país", disse.

"O que eu não posso é não saber tocar a história para frente, ficar remoendo sempre, remoendo sempre, ou seja, é uma parte da história do Brasil que a gente ainda não tem todas as informações, porque tem gente desaparecida ainda, porque tem gente que pode se apurar. Mas eu, sinceramente, eu não vou ficar remoendo e eu vou tentar tocar esse país para frente", completou.

Como mostrou o Painel, o governo espera que, nos quartéis, o aniversário de 60 anos do golpe passe em completo silêncio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.