Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputado federal deixa PSDB-SP com autorização do partido, mas corre risco de sofrer ação judicial

Carlos Sampaio foi para o PSD com anuência do presidente tucano; suplente, Marco Antônio Villa pertence ao Cidadania e diz que vai estudar pedir mandato na Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Figura histórica do PSDB de São Paulo, o deputado federal Carlos Sampaio anunciou a mudança para o PSD. Os tucanos agora ficarão reduzidos a 18 representantes na Câmara, sendo apenas 2 paulistas.

O deputado federal Carlos Sampaio, que trocou o PSDB pelo PSD - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A desfiliação foi autorizada em carta pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, mas Sampaio pode ser alvo de processo por infidelidade partidária na Justiça Eleitoral mesmo assim.

Isso porque seu suplente é o historiador Marco Antônio Villa, do Cidadania, partido federado com os tucanos.

Villa disse ao Painel que vai esperar os posicionamentos da federação PSDB-Cidadania e do MP para decidir se entra com ação.

"Tomei conhecimento da notícia ontem [terça-feira] à noite. Vou aguardar o Ministério Público e um pronunciamento da federação para avaliar o melhor caminho", declarou.

Sampaio afirma que tomou a decisão de sair pelas sucessivas interferências que o ex-presidente nacional do partido, Eduardo Leite, promoveu no diretório paulista.

"Ficou claro para mim que Leite e [o deputado federal] Aécio Neves queriam ter uma influência absoluta sobre São Paulo, maior diretório do país e onde o partido se iniciou", diz.

O deputado diz ainda que tem "muita gratidão e respeito" pelo partido, onde passou 32 anos de sua vida política.

Ele afirmou também que fará parte da base do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e que manterá sua postura de oposição ao governo Lula, apesar de o PSD ter três ministérios no governo.

"O [Gilberto] Kassab [presidente do PSD] sabe da minha postura com relação a Lula e deixou claro que eu tenho autonomia absoluta de continuar com ela", declarou.

O presidente da Federação PSDB-Cidadania, Bruno Araújo, foi procurado pelo Painel, mas não respondeu.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.