Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Banco Central

Fala de Campos Neto sobre emenda que aumenta autonomia do BC gera mal-estar com Fazenda

Ministro Fernando Haddad havia pedido ao presidente do órgão para não tratar do tema antes que se reunisse com presidente Lula (PT)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, à Folha sobre uma reunião com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) para debater a emenda que amplia a autonomia da autoridade monetária geraram mal-estar com a equipe econômica.

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no escritório do BC em São Paulo
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no escritório do BC em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

Campos Neto e Haddad voltaram a conversar na última sexta-feira (1º), após o diálogo entre ambos ter sido interrompido justamente por causa da decisão do presidente do BC de articular a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) sobre o tema no Congresso.

Logo após o encontro, Campos Neto concedeu entrevista à Folha e disse que tentou "dar conforto" ao ministro da Fazenda de que nada seria feito à revelia dele.

As falas causaram desgaste junto ao Ministério da Fazenda. Isso porque Haddad havia pedido para que Campos Neto não abordasse o assunto antes que o ministro conversasse com o presidente Lula (PT) sobre a questão.

A emenda garantiria autonomia financeira ao BC, além da operacional hoje já garantida pela legislação. A medida tem oposição em amplos setores do PT, no entanto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.