Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Irmão de Bolsonaro vira réu por caso de homofobia e ameaça

Funcionário de supermercado diz ter sido chamado de 'viadinho' por Angelo Bolsonaro, que nega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Angelo Guido Bolsonaro, 70, tornou-se réu neste mês após ter sido denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por homofobia e ameaça contra um funcionário de supermercado no interior de São Paulo.

Em depoimento à Polícia Civil, Angelo reconheceu o entrevero, mas negou ter utilizado expressões discriminatórias. Ele disse ao Painel que se trata de um problema pessoal e não quis comentar.

Angelo Guido Bolsonaro com o sobrinho Eduardo (esq.), atualmente deputado federal, e o irmão Jair, hoje ex-presidente
Angelo Guido Bolsonaro com o sobrinho Eduardo (esq.), atualmente deputado federal, e o irmão Jair, hoje ex-presidente - Arquivo pessoal

O caso aconteceu em agosto de 2023, em Eldorado (SP), cidade na qual o ex-presidente foi criado. Alex de Oliveira, que na época tinha 17 anos, disse em depoimento à polícia que deu um tapinha no ombro de uma colega de trabalho.

Angelo então teria dito a ela: "Ele bateu em você? Além de usar brinco, com certeza é viadinho e não dá pra falar nada que qualquer coisa já é racismo". A funcionária confirmou à polícia que ouviu o comentário do cliente.

Semanas depois, ainda segundo Alex, Angelo teria empurrado um carrinho contra ele e dito "puta que pariu". O funcionário teria respondido e o irmão do ex-presidente retrucado, chamando-o de "arrombado" e dizendo que se quisesse, poderiam "resolver lá fora" e "sair no soco".

Em novembro, Angelo prestou depoimento e disse que teve uma discussão no local por motivo de mau atendimento, mas que não houve preconceito em suas falas.

Em janeiro de 2024, o Ministério Público apresentou denúncia contra Angelo pelas ofensas homofóbicas e por ameaça, tendo descartado acusação de injúria racial.

Três funcionárias do supermercado foram ouvidas. Duas confirmaram o entrevero e uma delas especificou a frase preconceituosa que teria sido proferida por Angelo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.