Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu União Europeia

Frente Parlamentar critica governo Lula por cobrar Embaixada da Hungria sobre Bolsonaro

Presidente do grupo, deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) argumenta que é prerrogativa das representações diplomáticas receber qualquer pessoa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Frente Parlamentar Brasil-Hungria da Câmara dos Deputados divulgou nota de repúdio contra o governo brasileiro por ter convocado o embaixador do país europeu no Brasil, Miklós Halmai, para explicar a permanência de Jair Bolsonaro (PL) na sua missão diplomática dias após a Polícia Federal ter apreendido o passaporte do ex-presidente.

Entrada da Embaixada da Hungria em Brasília - Evaristo Sá/AFP

O presidente do grupo, deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), diz reafirmar o respeito e aderência aos princípios estabelecidos pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. "Conforme esta importante convenção, é prerrogativa das representações diplomáticas receber qualquer pessoa, sem a necessidade de prestação de contas ao governo do país anfitrião", indica a nota.

No comunicado, o grupo diz que as declarações e ações recentes do Itamaraty pedindo explicações ao embaixador da Hungria "não se alinham com os princípios de respeito à soberania e à autonomia diplomática."

"Atos que questionam a autonomia das representações diplomáticas estrangeiras em nosso país podem afetar negativamente as relações bilaterais, fundamentais para o desenvolvimento e cooperação entre as nações", complementa a frente.

Reportagem do jornal The New York Times mostrou que o ex-presidente permaneceu dois dias na embaixada da Hungria, em Brasília. Quatro dias antes, a PF havia apreendido o passaporte de Bolsonaro, no âmbito de uma investigação que apura uma trama golpista liderada pelo ex-presidente para mantê-lo no poder apesar da derrota eleitoral para Lula (PT).

Bolsonaro argumenta que frequenta embaixadas pelo país, conversa com embaixadores e mantém relações com chefes de Estado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.