Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Prerrogativas critica decisão do governo Lula de silenciar sobre golpe de 64

Determinação do Executivo de cancelar atos alusivos à efeméride é 'inadmissível', diz grupo jurídico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo jurídico Prerrogativas, que é próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgou nota criticando a determinação do governo federal de não realizar eventos alusivos aos 60 anos do golpe de 1964.

Mobilização de tanques no Rio de Janeiro em abril de 1964 - Arquivo Nacional/Correio da Manhã

"A determinação de silenciar diante do golpe militar de 1964 é inadmissível. Contraria nossa história e ofende a luta e a memória de tantos e tantas em defesa da democracia", diz a nota assinada pelo coordenador do colegiado, Marco Aurélio de Carvalho.

Como mostrou o Painel, Lula ordenou o cancelamento de solenidades e eventos previstos para marcar a efeméride. O intuito é não melindrar as Forças Armadas num momento em que cresce a tensão com a revelação da participação de militares em uma trama golpista no final do governo Jair Bolsonaro (PL).

O Prerrogativas diz que lembrar do golpe é importante tendo em vista os fatos que vêm sendo revelados pela investigação da Polícia Federal contra Bolsonaro e aliados.

"Há poucos anos do golpe contra a presidenta Dilma e da intentona bolsonarista de 8 de janeiro de 2023, ignorar o passado favorece o recrudescimento de novos retrocessos, como é o caso da campanha para perdoar o inominável e seus cúmplices", diz a nota, que também convoca para o ato em defesa da democracia que ocorrerá em 23 de março no largo de São Francisco, em São Paulo.

O Prerrogativas defende a prisão de Bolsonaro e do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, por ter se mostrado disposto a colaborar numa tentativa de ruptura democrática que impedisse a posse de Lula.

O grupo também divulgou se manifestou criticando o Clube Militar do Rio de Janeiro por pretender celebrar o aniversário do golpe.

"O Prerrogativas manifesta seu repúdio veemente ao Clube Militar por ter a ousadia e o cinismo de comemorar o golpe militar de 1964, que decretou a ditadura civil-militar que governou o Brasil por mais de duas décadas e o mergulhou no obscurantismo".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.