Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PSOL pede prisão de Bolsonaro em resolução de sua Executiva

Partido defende, no entanto, que isso seja feito após um processo de julgamento com direito a defesa, e prioriza nesse momento a rejeição de anistia atos golpistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Resolução do PSOL aprovada pela Executiva Nacional do partido na última segunda-feira (26) pede de maneira explícita a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A presidente do PSOL, Paula Coradi - Divulgação

"Bolsonaro na cadeia! Sem anistia! Palestina livre!", diz o texto do partido, aprovado um dia após o ato de bolsonaristas na avenida Paulista, que teve grande adesão.

"O ato de domingo (25) mostra que a centralidade da luta política no Brasil é a luta contra a extrema-direita", afirma a resolução.

Como mostrou a Folha, a esquerda está dividida sobre a conveniência de pedir a prisão de Bolsonaro em atos que pretende promover no mês de março.

Embora o PSOL claramente defenda que o ex-presidente vá para a cadeia, dirigentes da legenda ressalvam que isso só deveria acontecer ao fim de um julgamento em que Bolsonaro tenha amplo direito de defesa.

"É importante fazer um contraste com o processo injusto e político de prisão do presidente Lula [em 2018]", diz a presidente do partido, Paula Coradi.

O foco principal do PSOL nesse momento é o slogan "sem anistia", contra o perdão aos responsáveis por tramar um golpe de Estado e os invasores dos prédios públicos em 8 de janeiro de 2023.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.