Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ratinho nega censura a livro e diz que 'conteúdo erótico' será analisado pelo governo do PR

Obra de Jeferson Tenório foi retirada de escolas do Paraná na semana passada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), negou nesta segunda-feira (11) que seu governo esteja promovendo uma censura ao livro O Avesso da Pele, recolhido das escolas do estado na semana passada.

"Não houve censura. Por sinal, o autor [Jeferson Tenório] é muito reconhecido, né? A discussão é só sobre uma ou outra página que tem um conteúdo um pouco mais erótico", disse ele, ao ser questionado pelo Painel durante evento no Palácio Iguaçu de liberação de recursos ao ensino superior.

Governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) - Folhapress

Segundo o governador, esse conteúdo será analisado à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente. "O Conselho [de Educação] do Estado vai analisar se é apropriado para crianças de 12, 13, 14 anos. Não existe censura. Pelo contrário, queremos que todos os livros possam ser utilizados, desde que esteja adequado à idade", afirmou ele.

Ratinho disse ainda que o Paraná não precisa "avalizar tudo que o MEC recomenda". "Nós respeitamos o que o MEC faz, mas temos pedagogos que fazem essa análise também", disse ele.

Perguntado sobre as críticas à decisão, classificada de retrógrada pela historiadora Lilia Schwarcz, fundadora da Companhia das Letras, o governador disse apenas que "é a opinião deles". "Nós respeitamos, mas também temos a nossa", disse Ratinho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.