Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Secretária do governo de MG é ameaçada por licenciamento na Serra do Curral

Áudio é atribuído a empresário ligado à mineração, irritado com demora de realizar audiência pública em processo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Áudios atribuídos ao empresário João Alberto Paixão Lages, presidente da AMF (Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil), trazem ameaças contra a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, por causa do processo de licenciamento ambiental na Serra do Curral, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Lages é ligado à mineradora Gute Sicht, que teve as atividades na região suspensas em janeiro de 2023 por decisão judicial em decorrência de ilegalidades observadas em investigações da Polícia Federal. A medida também foi aplicada contra a Fleurs Global Mineração, que atuava no local.

A Gute Sicht é acusada de descumprir embargo e suspensão de atividade minerária determinados pela SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente). A PF também afirmou que o local de atuação da empresa estava inserido numa área tombada na Serra do Curral, onde a mineração é proibida por lei municipal.

Área explorada pela mineradora Gute Sicht na Serra do Curral, cartão postal de Belo Horizonte.
Área explorada pela mineradora Gute Sicht na Serra do Curral, cartão postal de Belo Horizonte - Robson Santos/Semad

Em dezembro do ano passado, a secretária recebeu os áudios, supostamente enviados pelo empresário. Em uma das gravações, de um minuto de duração, a pessoa chama Melo de "ilustre secretária de merda nenhuma" e diz que "é o João Alberto que tá falando."

"Aqui, cê para de bandidagem, de tentar extorquir a Global no nosso licenciamento", diz.

"Nós queremos apenas uma coisa limpa, que é uma audiência pública. E você determinar para que isso não aconteça, demonstra o apartamento que você tem, o carro que você tem, as drogas da sua família e da sua mãe", continua. "Portanto, Marília, até agora você não enfrentou nada como eu. Mas daqui pra frente vai ser diferente."

Em outro áudio, o autor fala: "Então, minha amiga, bora lá, ué, pra guerra."

Em nota, a Secretaria afirma que, em "dezembro de 2023, em decisão técnica fundada na transparência e lisura dos atos públicos", determinou que a publicação da audiência pública para licenciamento da empresa Fleurs Global ocorresse a partir de 16 de janeiro de 2024 —a audiência ocorreu em fevereiro deste ano.

"Uma pessoa, inconformada com a decisão, através de áudios via WhatsApp, questionou o procedimento e ameaçou a secretária que, em razão do ocorrido, tomou as providências legais necessárias", diz.

"Importante informar que o processo de licenciamento ambiental da empresa em questão está tramitando legalmente no órgão responsável."

O Painel procurou o empresário por WhatsApp e por email, sem sucesso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.