Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Governo Lula

Governo admite tirar urgência de apps em troca de prazo para votar

Texto tranca a pauta da Câmara a partir do dia 20, mas ainda não teve relator designado pelo presidente Arthur Lira (PP-AL)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo sinalizou a interlocutores no Congresso que pode abrir mão da urgência do projeto de lei complementar que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos desde que seja negociado um prazo para votar o texto, que enfrenta resistência entre os parlamentares.

Ministro Luiz Marinho (Trabalho) e presidente Lula no anúncio do projeto de regulamentação do trabalho dos motoristas de apps
Ministro Luiz Marinho (Trabalho) e presidente Lula no anúncio do projeto de regulamentação do trabalho dos motoristas de apps - Pedro Ladeira/Folhapress

O projeto foi encaminhado pelo governo em 5 de março com urgência constitucional. Com isso, teria que ser analisado em até 45 dias pela Câmara sob risco de trancar a pauta da Casa —o que acontece no próximo dia 20.

Até agora, a proposta ainda não teve relator designado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), primeiro passo para que o projeto comece a ser discutido entre as bancadas. Com tempo apertado para que isso aconteça, o governo já admite que pode abrir mão da urgência, em troca de votar em um prazo combinado.

Nesta terça-feira (9), a bancada do PT se reuniu com os ministros Paulo Pimenta (Secom) e Luiz Marinho (Trabalho) para tratar do tema, entre outros pontos. No encontro, Marinho se mostrou inclinado a retirar a urgência do texto desde que haja uma data para votá-lo. Ele também defendeu o projeto do que considera "fake news", ofensivas de grupos interessados em manter o trabalho por aplicativo sem regulamentação.

Não seria a primeira vez que o governo Lula precisou retirar a urgência constitucional de um projeto diante da resistência do Congresso. No final de março, teve que ceder no texto que envolve punições a devedores contumazes, aqueles que adotam como estratégia não pagar os impostos devidos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.