Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Grupo jurídico elogia aval de pasta da Justiça à Comissão de Mortos

Prerrogativas diz que decisão de ministro interino, Manoel Carlos, foi corajosa, e agora pretende atuar junto à Casa Civil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A decisão do Ministério da Justiça de dar aval à recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos do regime militar foi comemorada pelo grupo jurídico Prerrogativas, formado em sua maioria por profissionais alinhados ao governo Lula.

0
Colagem na rua da Consolação, em São Paulo, sobre a ditadura militar - Ronny Santos/Folhapress

A decisão foi assinada pelo ministro-interino da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto, como mostrou a colunista Malu Gaspar, de O Globo. O titular, Ricardo Lewandowski, está em viagem a Londres.

"A gente recebe e aplaude a decisão corajosa do ministro interino. É uma pauta importantíssima para o campo progressista e para aqueles que lutam pelos direitos humanos", diz o coordenador do grupo, o advogado Marco Aurélio Carvalho.

A decisão, que ratifica medida anterior tomada na gestão do ex-ministro Flávio Dino, não significa que a comissão, que foi extinta no governo de Jair Bolsonaro (PL), será reinstalada de imediato, no entanto.

Essa decisão ainda terá de passar pelo Ministério dos Direitos Humanos, pela Casa Civil e pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Prerrogativas agora pretende trabalhar junto ao ministro Rui Costa e a Lula para que a medida seja implementada.

O presidente tem se mostrado reticente quanto à volta da comissão, defendida por ativistas, para não criar atritos com os militares.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.