Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu São Paulo

Alesp vai condecorar Derrite e cita atuação por fim de 'saidinhas'

Secretário de Segurança receberá maior honraria do Legislativo paulista, e oposição contesta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Assembleia Legislativa de São Paulo vai entregar a Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, maior condecoração da Casa.

A cerimônia estava marcada para esta quinta-feira (9), mas foi adiada devido às tragédias no Rio Grande do Sul, disse o deputado estadual Capitão Telhada (PP-SP), que propôs a homenagem.

Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública, durante evento no batalhão da Rota, em São Paulo
Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública, durante evento no batalhão da Rota, em São Paulo - Zanone Fraissat-16.out.2023/Folhapress

A bancada de deputados do PT elaborou nota em que diz enxergar com perplexidade a escolha e pede mais critérios "para nortear, sustentar e resgatar o significado da honraria instituída pelo maior parlamento da América Latina".

O colar é entregue mediante indicação de um parlamentar, que precisa ser aprovada pela Mesa Diretora da Alesp, composta por três deputados (presidente, primeiro e segundo secretários), eleitos em voto aberto por seus colegas.

Na justificativa para a escolha, Telhada menciona o histórico de Derrite na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros e também como deputado federal. Dessa última passagem, destaca a relatoria do projeto de lei pelo fim das 'saidinhas' de presos.

Em nota de repúdio, os parlamentares petistas citam as investigações a respeito do envolvimento de Derrite em 16 homicídios durante sua passagem pela Polícia Militar e o crescimento da letalidade policial em São Paulo em sua atuação como secretário de Segurança, que resultou em denúncia ao Tribunal Penal Internacional de Haia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.