Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2024 Governo Lula

Presidente do MDB vê fala infeliz de Lula sobre Boulos e erro político

Baleia Rossi afirmou que petista está abraçando uma candidatura derrotada em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, classificou como "infelizes" as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ato do 1º de Maio em defesa da eleição de Guilherme Boulos (PSOL) para prefeito de São Paulo.

O pré-candidato Guilherme Boulos ao lado de Lula no ato do Dia do Trabalho - Zanone Fraissat/ Folhapress

No evento, Lula também tratou o atual prefeito, Ricardo Nunes, como "nosso adversário municipal", embora ele seja apoiado por diversos partidos que fazem parte da base do governo federal.

"Foram declarações absolutamente infelizes. Dia do Trabalho é dia de luta, de busca de conquistas, e infelizmente a gente não tem tanto a comemorar", declarou Baleia.

Para o dirigente, o foco do evento não tinha que ser na antecipação de uma eleição. "Não é o que o trabalhador esperava".

O emedebista afirmou ainda que o posicionamento de Lula é um erro político. "Ele está abraçando a derrota do Boulos, está antecipando uma questão que não está colocada. Nossa frente é ampla, conseguimos isolar a extrema esquerda, incluímos partidos que estiveram no primeiro turno com Lula na campanha e hoje fazem parte de seu governo".

Entre as legendas aliadas a Nunes estarão, além do MDB, o PP, o Republicanos, o PSD e provavelmente o União Brasil. Todos com ministros na gestão federal.

O presidente do MDB não quis dizer, no entanto, se acha que isso poderá trazer consequências negativas para a relação do partido e dos aliados com o governo Lula. "A análise que faço é mais sobre o componente local mesmo", disse.

A presidente nacional do PSOL, Paula Coradi, rebateu a fala de Baleia. "Nunes escolheu seu lado quando fez campanha para Bolsonaro e agora trabalha com ele como principal aliado em São Paulo", disse.

Segundo ela, o prefeito fugiu de Lula no 1º de maio. "Foi inaugurar obra em Santo André com nome que remete à ditadura militar [viaduto Castelo Branco], o que demonstra bem o tipo de projeto a que Nunes se associou".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.