Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Polícia detém 4 torcedores na Arena Castelão com uso de reconhecimento facial

Prisões são resultado do projeto Estádio Seguro, acordo de cooperação entre os ministérios da Justiça e do Esporte e a CBF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Polícia Militar prendeu na noite de quarta-feira (5), com ajuda de tecnologia de reconhecimento facial, quatro torcedores na Arena Castelão que tentavam assistir à partida entre Fortaleza e CRB, válida pela final da Copa do Nordeste de 2024, em Fortaleza (CE).

Os homens foram levados para a delegacia de Polícia Civil. As prisões são resultado do Projeto Estádio Seguro, acordo de cooperação assinado em 20 de setembro de 2023 entre os ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Esporte e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Vista da Arena Castelão durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014
Vista da Arena Castelão durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014 - Mike Blake/Reuters

Os torcedores tinham mandado de prisão em aberto por crimes como homicídio e tráfico de drogas; roubo; estelionato e receptação, e por falta de pagamento de pensão alimentícia. A prisão ocorreu quando eles tentavam entrar no estádio. Durante a compra dos ingressos, os torcedores são cadastrados e os dados verificados por plataformas de segurança pública e do Poder Judiciário.

O projeto Estádio Seguro usa tecnologias como reconhecimento facial para combater a violência e o racismo nos estádios, por meio da identificação de pessoas que já tenham cometido ilícitos. A intenção também é coibir cambistas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.