Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu mudança climática

Deputados cobram implementação da autoridade climática, bandeira de Marina

Promessa de campanha do presidente Lula ainda não saiu do papel; ministra disse que órgão seria formalizado até março de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Deputados do gabinete compartilhado no Congresso apresentaram requerimento cobrando de Marina Silva a criação da autoridade climática, promessa de campanha do presidente Lula (PT) e uma das bandeiras da própria ministra do Meio Ambiente.

Ministra Marina Silva (Meio Ambiente) é cobrada por parlamentares por implementação de autoridade climática - Pedro Ladeira/Folhapress

O requerimento de indicação é assinado pelos deputados federais Amom Mandel (Cidadania-AM), Duarte Jr. (PSB-MA), Duda Salabert (PDT-MG), Pedro Campos (PSB-PE) e Tabata Amaral (PSB-SP).

No documento, os parlamentares sugerem ao governo que implemente a Autoridade Nacional Brasileira de Resposta a Emergências Climáticas e que o órgão tenha orçamento para executar suas ações. Eles afirmam que a criação da autarquia é uma medida urgente e necessária para enfrentar os desastres naturais que atingem o Brasil.

"Esta autoridade nacional permitirá respostas rápidas e eficazes, garantindo que a atuação em emergências climáticas seja imediata e bem coordenada, minimizando o número de vítimas e os danos materiais causados por desastres naturais, além de promover a resiliência, incentivando a preparação e adaptação dos municípios e estados para enfrentar os desafios climáticos futuros", afirmam.

Eles lembram ainda que a própria ministra apontou a medida como necessária em sua posse, em janeiro de 2023, e que a criação do órgão é uma das promessas de campanha do governo —inclusive para os primeiros 100 dias de mandato.

Em janeiro de 2023, Marina disse que o órgão seria formalizado até março, mas o assunto foi perdendo força dentro do governo diante da resistência dentro do próprio Congresso.

Procurado, o Ministério do Meio Ambiente não respondeu ao pedido de manifestação sobre o assunto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.