Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Novo tenta volta de Salles até 20 de julho para garantir participação em debates

Refiliação faria partido chegar a cinco membros no Congresso, número mínimo para participar dos encontros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O partido Novo tenta acelerar a refiliação do deputado federal Ricardo Salles, atualmente no PL, para assim assegurar que seus candidatos sejam chamados para participar dos debates no rádio e na televisão nas eleições de 2024.

A legislação eleitoral determina que as emissoras têm que convidar candidatos de partidos, federações ou coligações que possuam ao menos cinco parlamentares no Congresso. O Novo tem atualmente quatro.

Imagem de um homem vestindo uma camisa azul clara, gesticulando com as mãos enquanto fala. Ele está sentado ao ar livre, com um fundo de tijolos e vegetação desfocada.
Deputado federal Ricardo Salles (PL) durante entrevista à Folha - Marlene Bergamo-10.nov.2023/Folhapress

A troca de partido deve acontecer até 20 de julho para que seja considerada pelas emissoras na definição da composição dos debates.

O advogado Fernando Neisser, especialista em direito eleitoral, explica que essa data marca o início das convenções partidárias. É também nesse dia que o Tribunal Superior Eleitoral divulga os limites de gastos de campanha para cada um dos cargos em disputa, a distribuição do tempo de televisão, entre outras definições.

Como mostrou o Painel, o Novo já manifestou formalmente interesse no retorno de Salles, que foi expulso da sigla em 2020, e o próprio deputado respondeu que deseja se filiar novamente. A ideia é que ele dispute o Senado em 2026.

No entanto, a migração partidária depende da autorização de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, para que o ex-ministro não corra o risco de perder o cargo de deputado.

Em São Paulo, caso a transferência tenha sucesso até 20 de julho, Marina Helena seria a beneficiada.

A imagem mostra uma mulher de cabelos longos e castanhos, vestindo uma blusa azul escura. Ela está olhando ligeiramente para a esquerda e parece estar falando ou pensando. O fundo da imagem é laranja.
Marina Helena, pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo partido Novo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.