Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu São Bernardo Governo Lula

PT foca segurança na campanha eleitoral em São Bernardo do Campo

Cidade é considerada estratégica para o presidente Lula e para o ministro Luiz Marinho (Trabalho), que já cumpriu dois mandatos como prefeito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O PT decidiu reforçar a pauta de segurança pública no discurso de campanha do candidato do partido à Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Fernando Teixeira, em tentativa de alavancar o petista na disputa municipal.

0
Candidato a prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Fernando (PT), ao lado do presidente Lula - Rafaela Araújo/Folhapress

São Bernardo do Campo é considerada berço do PT e estratégica tanto para o presidente Lula quanto para o ministro Luiz Marinho (Trabalho), que comandou o município de 2009 a 2016. Luiz Fernando Teixeira é irmão do ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

Lula, Marinho e Paulo Teixeira estiveram na convenção para lançamento da candidatura de Luiz Fernando.

Pesquisas eleitorais divulgadas até agora trazem o deputado federal Alex Manente (Cidadania) à frente das intenções de voto no município. O petista, o ex-deputado federal Marcelo Lima (Podemos) e Flávia Morando (União Brasil), sobrinha do prefeito Orlando Morando, disputariam a outra vaga do segundo turno, pelo cenário atual.

Internamente, a avaliação é que Luiz Fernando precisa acertar o discurso e ampliar o volume de campanha, algo que naturalmente vai ocorrer a partir desta sexta-feira (16), prazo para o início da campanha eleitoral. Em relação ao primeiro ponto, há um entendimento de que o petista precisa abordar, além de saúde e educação, temas ligados à segurança pública, como a atuação da guarda municipal.

Como mostrou o Painel, cartilha elaborada pela Fundação Perseu Abramo, do PT, com contribuições para política de segurança das cidades defendeu que o prefeito pode decidir se a guarda civil municipal será armada. Os candidatos às eleições têm colocado as guardas municipais em seus discursos para emplacar a ideia de reforço na segurança pública das cidades.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.