Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu STF X

Deputado bolsonarista apresenta projeto para garantir acesso ao X em SP

Lucas Bove (SP) teve iniciativa em resposta a decisão do ministro Alexandre de Moraes de banir a rede social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado estadual Lucas Bove (PL-SP) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que garante aos cidadãos e empresas do estado de São Paulo o direito de usar redes de VPN para acessar a rede social X.

O deputado estadual Lucas Bove, durante sessão na Assembleia Legislativa
O deputado estadual Lucas Bove, durante sessão na Assembleia Legislativa - Divulgação

"Com o objetivo de zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas, fica autorizado às pessoas naturais e jurídicas, no estado de São Paulo, o uso de tecnologias, tais como ‘Virtual Private Network – VPN’, para acessar a rede social e aplicativo ‘X’", diz o projeto de Bove.

Bolsonarista, o parlamentar teve a iniciativa como reação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de banir a rede no país. O juiz também ameaçou punir usuários que tentem acessar o X com uso de VPN, uma ferramenta que burla a restrição.

"O estado de São Paulo, historicamente reconhecido por sua vanguarda na defesa dos direitos e das liberdades individuais, tem não apenas a competência, mas também o dever de legislar sobre temas que impactem a proteção dos seus cidadãos", diz o parlamentar na justificativa apresentada para o projeto.

Segundo ele, ao autorizar o uso de VPNs, o estado está "exercendo sua competência constitucional para promover a segurança digital, assegurando que seus cidadãos tenham o direito de proteger suas informações e preservar sua privacidade em um ambiente digital cada vez mais vulnerável a ameaças".

Bove afirmou que vai procurar outros parlamentares para serem coautores da iniciativa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.