Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PDT avalia recalcular rota se Lira confirmar Hugo Motta como sucessor

Partido tinha dado indicativo de apoio ao deputado Elmar Nascimento (União-BA), que era apontado como possível candidato do presidente da Câmara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A reviravolta na eleição da Câmara dos Deputados com a desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP) em favor do líder do seu partido, Hugo Motta (PB), e a nova possibilidade de ele ser o nome do presidente Arthur Lira (PP-AL) deve levar o PDT a recalcular sua rota na disputa pelo comando da Casa.

 O líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta (PB)
Líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta (PB), entrou na disputa pela presidência da Casa - Mário Agra-9.jul.2024/Câmara dos Deputados/Mário Agra-9.jul.2024/Câmara dos Deputados

Em julho, o partido havia sinalizado apoio ao líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), na sucessão de Lira. Aliado do alagoano, Elmar era apontado como o nome do presidente da Câmara para sucedê-lo, e vinha costurando acordos com partidos em uma tentativa de se viabilizar politicamente na eleição de fevereiro de 2025.

Nesta terça-feira (3), no entanto, a decisão de Marcos Pereira, presidente do Republicanos, de deixar a disputa mudou o cenário na Câmara, com a recém-surgida possibilidade de Lira apoiar o líder do Republicanos. Integrantes do PDT dizem que, se isso ocorrer, o partido deve migrar para o novo candidato de Lira.

Apesar disso, ainda há dúvidas no partido se o nome de Motta será confirmado pelo presidente da Câmara, em especial pela avaliação de que Elmar tem uma relação de grande confiança com o alagoano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.