Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Depois de morte de ciclista em Barcelona, app enfrenta nova pressão por regulação

Entregadores da Glovo, que já teve operação no Brasil, pressionam por contratação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Glovo, startup de entrega de comida que deixou o Brasil este ano alegando alta competição, está no centro de uma nova crise que envolve a discussão de regulamentação trabalhista na Europa.

A última semana foi marcada por protestos em Barcelona, com queima de mochilas e forte presença no noticiário local, depois que um ciclista morreu atropelado por um caminhão de limpeza.

A empresa presta serviços semelhantes ao de Rappi, iFood e Ubear Eats.

Ciclista em protesto contra a Glovo em Barcelona
Ciclista em protesto contra a Glovo em Barcelona - AFP

Representantes dos entregadores dizem que eles dirigem horas seguidas para obter renda, infringem leis de trânsito e aceitam todos os tipos de pedido para manterem uma boa avaliação no aplicativo.

O atropelado era do Nepal e usava a conta de um terceiro— uma alternativa que imigrantes sem documentos usam para trabalhar na Europa.

Como outras plataformas, a empresa trata trabalhadores como "sócios". O episódio gerou nova pressão por contratação dos entregadores, encabeçada pelo Riders x Derechos, movimento sindicalista local.

A Glovo diz que arcará com todo os custos de indenização familiar e seguro privado, da mesma forma que paga aos inscritos no app.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.