Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ofensa de Bolsonaro à mulher de Macron atrapalha avanço feminino no mercado, dizem especialistas

Presidente brasileiro endossou comentário que indicaria que francês o invejaria por ser casado com uma esposa menos bonita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O endosso que o presidente Jair Bolsonaro deu neste sábado (24) a um comentário machista feito em uma rede social sobre a primeira-dama francesa Brigitte Macron atrapalha o debate sobre a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, segundo especialistas em RH.

"Enquanto no mundo corporativo mulheres enfrentam preconceito ao não terem oportunidades equivalentes em termos de cargo e salário, a postagem apoiada pelo presidente coloca a mulher em uma posição de acessório do homem", diz Liliane Rocha, fundadora da consultoria Gestão Kairós.

A fala de Bolsonaro, como principal líder do país, chancela outros discursos que menosprezam a mulher, sob o pretexto de serem apenas gracejos, avalia Rocha.

Para a consultora Mariana Pedron, a ação do presidente desvia o foco de uma discussão muito atual sobre o machismo no ambiente profissional. 

A primeira-dama francesa, Brigitte Macron (à esq)) durante a reunião do G7 em Biarritz (França) - Philippe Wojazer -25.ago.2019/Reuters REUTERS

“É um desserviço ao que as mulheres tentam conquistar. Temos que espantar a fumaça criada por ações como essa para voltar a discutir o machismo sistêmico que ainda existe”, afirma.

A publicação endossada por Bolsonaro era um comentário de uma postagem que ele havia feito em sua página no Facebook.

Um seguidor do presidente publicou uma foto de Bolsonaro e de sua esposa, Michelle Bolsonaro, abaixo de um retrato do presidente francês Emmanuel Macron e de sua mulher, Brigitte Macron.

Junto à imagem, escreveu : "É inveja presidente do macron pode crê (sic)".

O comentário ocorre em meio ao incidente diplomático entre os dois países causado pelas queimadas na Amazônia.

Bolsonaro respondeu: "Não humilha, cara. Kkkkkkk", em sinal de endosso ao comentário do seguidor.  

Michele tem 37 anos enquanto Bolsonaro tem 64. Brigitte é mais velha que o marido. Ela tem 66 e Macron, 41.

Leia a coluna na íntegra aqui.

 
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.