Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Na Fiesp, Guedes silencia sobre Disney e cita tributo do pecado diante da Nestlé

Ministro mencionou preocupação com saúde de brasileiros ao defender imposto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Menu executivo Durante o almoço que teve na Fiesp com cerca de 30 grandes empresários nesta quinta (13), o ministro Paulo Guedes voltou a falar do imposto do pecado, aquele que tem como alvo os produtos nocivos à saúde, como cigarro, bebida alcoólica e doce. Na mesa estava o presidente da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, que reagiu manifestando preocupação com a satanização de seus alimentos, segundo relatos de convidados. Também estava presente Victorio de Marchi, da Ambev.

Chocolate Ainda segundo os convidados, o ministro falou da saúde dos brasileiros, mencionou que ele próprio se preocupa com diabetes e que emagreceu para ter liberdade de comer sobremesa. 

Caixa de sugestões Paulo Guedes abordou a reforma tributária, o imposto sobre movimentação financeira e disse estar aberto para ouvir as ideias do empresariado sobre alternativas para desonerar a folha de pagamentos. Também defendeu mais investimentos em saúde e educação.

Festa danada Sobre a nova declaração polêmica de que o real valorizado permitiu que empregada doméstica viajasse à Disney, Guedes silenciou diante dos empresários. 

Mickey O ministro deixou a Fiesp sem falar com os jornalistas que o aguardavam. A coluna o abordou no estacionamento, mas ele se recusou a falar sobre o assunto das domésticas novamente. 

Pateta Em conversa paralela, um dos convidados fez piada: disse que a época do dólar baixo permitiu que eles levassem as babás à Disney, mas a moeda americana, por sorte, subiu na hora certa, quando a família começou a cogitar que levassem também a sogra.

Sobremesa Procurada pela coluna para comentar o imposto do pecado, a Nestlé respondeu, em nota, que tem “uma jornada consistente com compromissos globais em saúde, nutrição e bem-estar, como a redução voluntária de sódio, açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans”. 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Ministério Público analisa denúncia de calote contra investidor 

Após novo atraso de julgamento sobre frete, caminhoneiros têm avaliação positiva 

Inmetro planeja revogação de 70 regras antigas 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.