Depois de 2020 com queda de vendas de 26% de veículos leves e pesados no Brasil e uma cadeia desajustada, a Bosch projeta crescimento de 15% em sua área automotiva para 2021.
A empresa encerrou o ano passado com falta de componentes eletrônicos e insumos como aço. Segundo Besaliel Botelho, presidente da companhia na América Latina, a alta ainda não é um retorno aos patamares de quatro anos atrás.
“Nós temos um mercado desarranjado pela falta de matéria-prima e por mudanças no comportamento do consumidor, que está indo para veículos com mais conteúdo tecnológico”, afirma. Botelho diz que deve haver baixa recuperação em volume para o setor, mas que há uma tendência de gastos maiores com a compra de carros.
Para o executivo, em 2020 houve uma reação rápida do consumo de veículos, mas 2021 deve ser um ano de cautela. No entanto, Botelho afirma que o ambiente de juros baixos e a expectativa da reforma tributária devem aquecer a economia.
Paula Soprana (interina), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
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