Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Distribuidores de produtos de saúde dizem que queda de cirurgia eletiva também impacta fornecimento

Segundo a Abraidi, setor terá de lidar com explosão de demanda no pós-pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A queda de braço entre os planos de saúde, que querem estimular a redução de procedimentos eletivos por causa do agravamento da pandemia, e os hospitais, que resistem, ganhou um novo lado, o dos fornecedores de materiais para os tratamentos. Importadores e distribuidores de produtos de saúde dizem que o setor também vem sendo impactado.

Segundo a Abraidi (associação do setor), os procedimentos que levam seus produtos, como cirurgias cardiovasculares, registram queda superior a 17% no sistema público por causa da pandemia em 2020. Há preocupação com o momento pós-pandemia, que deve gerar um estouro de demanda na volta.

Outros procedimentos que utilizam insumos do setor também tiveram queda, como as cirurgias do aparelho circulatório, em torno de 10%, e endovasculares, de quase 6%, segundo a Abraidi.

com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.