O Carrefour lança nesta terça-feira (1°) três editais para dar R$ 2 milhões a organizações que atuam no combate ao racismo e no fomento ao empreendedorismo negro.
A ação, que vai selecionar 40 entidades no país, faz parte da série de metas contra a discriminação divulgadas pela empresa após o assassinato de Beto Freitas em uma loja da rede de supermercados em Porto Alegre no ano passado.
Lucio Vicente, diretor de sustentabilidade da companhia, afirma que o Carrefour planeja criar outros ciclos de editais voltados à igualdade racial e elevar os investimentos nos próximos processos. “Antes de poder colocar valores muito maiores neste primeiro, estamos cuidando da formatação”, diz.
Segundo Vicente, a seleção das organizações vai acontecer em três etapas entre junho e julho. A previsão é que o resultado dos editais seja divulgado no início de agosto.
De acordo com o Carrefour, cada uma das dez entidades do primeiro edital receberá R$ 30 mil para desenvolver campanhas antirracistas e de valorização da cultura negra.
Composto por 15 instituições com foco em questões raciais, o segundo grupo terá aporte de R$ 65 mil por organização. O recurso deve ser usado para despesas de funcionamento, melhorias na gestão e divulgações institucionais.
O terceiro edital do ciclo vai selecionar 15 entidades, como aceleradoras e incubadoras, que apoiam empreendedores negros. Elas vão receber R$ 50 mil cada uma para estruturar consultorias e oferecer microcrédito, segundo a empresa.
com Mariana Grazini e Andressa Motter
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.