Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Chegada de novos produtos ao mercado volta a cair

Indicador de lançamentos, que ensaiava recuperação, registra queda em agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O lançamento de produtos no mercado, que recuou por causa da pandemia mas já ensaiava recuperação no primeiro semestre, mergulhou de novo em agosto.

A queda foi de 10% em relação a julho, conforme o indicador da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que mede os registros de novos códigos de barra.

De acordo com Virginia Vaamonde, presidente da associação, os números sugerem um arrefecimento no otimismo do empresariado, que leva a uma moderação maior no lançamento de produtos.

O indicador da intenção de colocar mais produtos inovadores ou com algum tipo de ineditismo no mercado costuma acompanhar outros índices como a confiança.

O choque do início da pandemia, no ano passado, atingiu especialmente os setores têxtil e de vestuário, mas até os mercados de alimentos e bebidas, que geralmente são mais resilientes, se retraíram.

A produção industrial, que também costuma caminhar em congruência com os lançamentos, teve queda de 1,3% em julho, em relação ao mês imediatamente anterior, voltando a ficar abaixo do patamar pré-pandemia, conforme os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta (2).

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.