Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Mercado calcula contágio das manifestações do dia 7 de Setembro no cenário

Bolsa caiu 2,28%, Bolsonaro disse que ninguém precisa temer protestos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Às vésperas das manifestações bolsonaristas do dia 7 de Setembro, algumas vozes no mercado financeiro discutem se a perspectiva do que pode acontecer nos eventos já pode estar contaminando o cenário.

A Bolsa de Valores fechou com queda de 2,28% nesta quinta (2), um dia em que o mercado amargava a votação da reforma do Imposto de Renda na Câmara e ainda digeria a frustração com o crescimento econômico na véspera.

Os atos podem ter dois desfechos preocupantes no contexto atual de crise institucional, avalia André Perfeito, economista-chefe da Necton.​

“Se for uma manifestação volumosa, Bolsonaro pode se sentir mais à vontade para se radicalizar. Por outro lado, se for esvaziada, ele pode ficar mais agressivo. Não tem como distensionar. Esse sentimento vai continuar no limite”, afirma Perfeito.

Ele afirma que a reforma do Imposto de Renda foi uma questão que o Ministério da Economia apresentou em julho, mas não conseguiu administrar politicamente. "Pegou o mercado de surpresa. É um dos sinais desse esgarçamento, que tende a ser exacerbado com o dia 7 de Setembro”, diz.

Para Erminio Lucci, presidente da corretora BGC Liquidez, não são só as manifestações de 7 de Setembro as responsáveis pelo derretimento dos mercados.

Ele afirma que o mau humor deriva de outros fatores, como o alto risco político, já que os Poderes ainda não mostram sinal de entendimento, além do conturbado plano fiscal e o risco de apagão, diante da crise hídrica deste segundo semestre. O PIB já veio abaixo do esperado, sinalizando que o cenário interno gera retração no consumo das famílias e nos investimentos, diz Lucci.

Para José Francisco de Lima Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator, "Bolsonaro já foi muito além dos pragmáticos limites que o mercado teria imaginado".

Nesta quinta-feira (2), Jair Bolsonaro disse que o Brasil está em paz e que ninguém precisa temer as manifestações do 7 de Setembro.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.