Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu tecnologia

Secretários estaduais dizem que corte na Ciência é desastroso e terá consequências

Conselho de órgãos estaduais lançou manifesto contra medida aprovada na semana passada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Consecti (Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação) decidiu lançar um manifesto para reclamar do corte, pedido pelo Ministério da Economia e aprovado pelo Congresso na semana passada, de R$ 600 milhões previstos para a Ciência.

Nas palavras do conselho, que reúne as secretárias estaduais da área, a medida é preocupante, desastrosa e terá consequências gravíssimas para a continuidade da pesquisa científica e inovação pelas próximas gerações.

Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrega da Reforma Tributária - 09.out.2021 - Edu Andrade/Ascom/ME/Divulgação

No documento, o grupo afirma que a redução nos recursos impacta diretamente os orçamentos estaduais através das fundações de amparo à pesquisa, que terão de bancar a manutenção de pesquisas em andamento e as bolsas suspensas pelo CNPq.

"A pesquisa científica e a inovação são fundamentais atualmente em época de pandemia e são realizadas basicamente na ponta pelos órgãos estaduais (universidades, centros de pesquisa, e empresas) com financiamento local e federal (oriundo de instituições como a Capes, CNPq e Finep)", diz o manifesto.



com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.