Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Airbnb vai informar perfil de usuário e tendências à prefeitura de Ilhabela

Município deve usar dados agregados para planejar políticas de desenvolvimento do turismo local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A prefeitura de Ilhabela, no litoral de São Paulo, fez um acordo com o Airbnb para receber dados agregados sobre o perfil dos usuários da plataforma e as tendências do turismo no município, a fim de definir políticas para o desenvolvimento do setor.

A empresa se comprometeu a compartilhar com as autoridades nos próximos dois anos informações como o número de visitantes, os motivos das viagens e as datas mais procuradas pelos usuários do aplicativo, além de inovações desenvolvidas pela plataforma.

Foi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela que propôs a parceria à empresa. Segundo a prefeitura, o município tem investido em inteligência de mercado de forma sistemática desde que criou um observatório de turismo, em abril de 2021.

"A parceria estabelecida com o Airbnb preencherá uma lacuna de informações de difícil obtenção: o perfil do turista usuário da plataforma e as tendências do setor de locação de temporada local", afirmou a prefeitura, por meio de nota.

O compartilhamento de informações deve permitir conhecer o comportamento dos viajantes que usam o Airbnb na região, destinos concorrentes e oportunidades do mercado de turismo. O município também busca informações para promover Ilhabela como destino nacional e internacional.

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.