Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Grandes empresários e economistas pró-Tebet insistem em terceira via

Nova pesquisa Datafolha aponta Simone Tebet com 5% dos votos totais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Grandes empresários e economistas que declararam apoio a Simone Tebet como alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro afirmam que vão seguir firmes na terceira via apesar de sua baixa pontuação nas pesquisas.

"A grande maioria dos empresários com os quais convivo, e que de fato lutaram e continuam a lutar pela terceira via, não abrirão mão do voto consciente, independentemente das pesquisas", afirma Antonio Carlos Pipponzi, presidente do conselho da RaiaDrogasil.

Um dos maiores entusiastas da candidatura de Tebet no empresariado, Pipponzi é signatário do manifesto "A melhor via para o Brasil", de apoio à emedebista, lançado em junho com cerca de 300 nomes, como Armínio Fraga, Maria Silvia Bastos Marques e Eduardo Mufarej.

Imagem mostra Antonio Carlos Pipponzi, homem branco de cabelos grisalhos, com as pontas dos dedos encostadas. Ele usa uma camisa branca e está em um escritório.
Entrevista com Antonio Carlos Pipponzi, presidente do conselho de administração da RaiaDrogasil, no escritório da empresa no Butantã - Eduardo Knapp - 21.jul.22/Folhapress

Para Bastos Marques, a eleição segue polarizada, mas Tebet sai com saldo positivo. "Me sinto muito estimulada pelo fato de Tebet ter alcançado percentuais relevantes de aprovação e se posicionado como uma liderança de alcance nacional, apesar do muito pouco tempo para se tornar conhecida e considerando que os três outros candidatos estão há décadas no cenário político", afirma.

Mufarej diz que também segue apoiando a candidata. "Um dos desafios da nossa eleição é a polarização, e ela hoje ainda é a esperança de diálogo e tolerância nas discussões desafiadoras do nosso país. Minha preocupação agora é com o Congresso. Precisamos olhar com atenção qual parlamento teremos a partir de 2023. Independentemente do presidente, a governabilidade estará por lá", afirma.

A posição não é consenso entre os signatários no manifesto pró-Tebet assinado há pouco mais de dois meses. Nesta semana, o advogado Miguel Reale Jr. declarou apoio a Lula.

A pesquisa Datafolha desta quinta (22) aponta Tebet com 5%, empatada com Ciro Gomes, que oscilou de 8% para 7%. Lula tem 47% dos votos e Bolsonaro, 33%.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.